Stimulsoft Processamento

1. COMPONENTES DO CABEÇALHO

Ícone de Disquete

Botão representado pelo disquete, serve para salvar o relatório. Na primeira vez que for salvar um relatório irá aparecer algumas informações a serem preenchidas sobre a identificação dele.

Desfazer e Refazer

Botões representados pelas setas direita e esquerda, tem a função de desfazer e refazer a última ação. Sendo o da esquerda para desfazer e o da direita para refazer a última ação.

Arquivo

Ao selecionar o botão "Arquivo", uma nova página irá se abrirá e no menu lateral as seguintes opções:

Novo Relatório

Início

Ao clicar em "Relatório Em Branco", clique em "Início", opção serve para abrir a caixa de ferramentas de formatação, na aba contém janelas de fonte, alinhamento, bordas, formato do texto e estilo.

Importante: A maioria das opções vêm desabilitadas por padrão. Para habilitá-las é necessário selecionar um ou mais componentes.

Inserir

Ao clicar em "Inserir", esta opção abre a aba de componentes do sistema. Nesta aba contém todos os objetos necessários para criar o relatório e deixá-lo funcional.

Página

Ao clicar em "Página", esta aba contém todas as configurações relacionada a página, desde margens à alinhamento dos componentes.

Layout

Esta opção serve para configurar o layout do componente selecionado, como alinhamento e ordem.

Pré-visualizar

Esta opção permite pré-visualizar a parte estática do relatório. Todas as informações fixas e seu respectivo layout serão apresentados.

É possível salvar e imprimir essa pré-visualização em diferentes formatos de arquivos.

2 - Dicionário de Dados

Criando um Dicionário

Passo a passo:

  1. Por padrão, ao iniciar o relatório, a aba de dicionário estará a esquerda do relatório. Caso não esteja, clique no botão “Dicionário”.

  1. Com a aba de dicionário aberta, localize a opção “Novo Item” e clique em “Nova Fonte de Dados”.

  2. Sistema abrirá uma janela com todos os tipos de conexões que podemos utilizar no relatório. Basta selecionar a opção que desejar.

Importante: Para a conexão do analytics iremos utilizar uma específica.

  1. Na seção de objetos, selecione a opção “Dados de DataSet, DataTables”. Sistema apresenta a tela Nova Fonte de Dados, onde será configurado o dicionário. Por padrão do analytics, o campo “Nome da Fonte” pode ser preenchido com o texto de escolha do usuário. Os campos “Nome” e “Apelido” deverão ter o nome de “query”.

Importante: se o nome for diferente, pode haver erros ao trazer os dados para o relatório.

  1. Com os nomes informados, é necessário configurar os campos que o dicionário irá receber das consultas.
  2. Para criar uma nova coluna é necessário clicar no botão a esquerda chamado “Nova Coluna”.

  1. Sistema apresenta as configurações para a coluna. Utilize o mesmo nome nos campos: "Nome na Fonte", "Nome" e "Apelido" e informe o Tipo da coluna que irá criar.

Importante: No campo “Tipo” temos os tipos que podem ser nulos e os que não podem ser nulos. Se na sua consulta tiver uma coluna que não traz nenhum dado, é necessário colocar como um tipo que pode ser nulo.

  1. O nome utilizado para preencher a configuração da coluna pode ser encontrado no código sql da consulta e será o mesmo que retorna na coluna quando o código é executado.

  2. Se a consulta estiver finalizada no analytics, na página de detalhes na parte de campos, pode-se copiar o texto localizado na última coluna da tabela.

  1. Após configurar todas as colunas, clique em "OK" e seu dicionário estará criado.

Editando um Dicionário

Passo a passo:


Revisão #2
Criado 20 março 2024 19:44:04 por Cebi Informática - cebi.com.br
Atualizado 3 maio 2024 17:02:24 por Stephanie Correa