Processamento de Baixas
SSB - Manual de Procedimentos e Operações.
Integração Contábil (WEB)
Introdução
Com a implementação de diversas RMs, foram feitas mudanças na rotina da Integração Contábil, além das mudanças feitas na consulta, foram implementadas novas funcionalidades, como a possibilidade de ser feita a verificação de inconsistências na parametrização da composição do analítico da receita, a liberação a contabilidade, um novo parâmetro que deve ser ativado para separar a composição dos acréscimos.
Novo menu e estrutura
Processar
Na opção Processar
foi mantido o layout anterior, mas a diferença é que ao clicar no botão Processar, é gerado uma prévia da receita, em vez de ser liberado para a Contabilidade automaticamente, como era feito anteriormente. A prévia pode ser feita na nova aba Liberar
, que se encontra no menu lateral.
Liberar
Na nova tela, há uma tabela que contém as receitas que foram geradas para prévia, sendo possível identificá-las pela aba Data Contábil
.
Na coluna Ações
há três botões; o primeiro é para o download do relatório, o segundo libera aquela receita para a Contabilidade, e o último exclui a prévia.
Parametrização da composição do analítico da receita
Na nova versão da tela da Ingração Contábil na Web, é verificado se há erros na parametrização após clicar no botão Processar
.
Se houver algum erro, é exibida uma tabela como a mostrada a seguir, e para prosseguir com a geração, é necessário corrigir essas inconsistências.
Como é feita a busca de "inconsistências"
Em cada composição é necessário que tenha um dos seguintes tipos: 1 "Normal" + 1 "Dívida Ativa"
ou 1 "Ambos"
, se ela não apresentar esse padrão, são exibidos os parâmetros atuais e não os que devem ser adicionados, como era feito anteriormente pelo VB, essa correção deve ser feita caso a caso.
Exemplos
Integração com sistemas externos
Intertec
Para fazer a integração com a Intertec, é necessário primeiramente realizar algumas parametrizações no sistema.
No módulo de Administração é preciso configurar os parâmetros baixa.urlIntegracaoBaixa
com a URL http://ws.presconinformatica.com.br/Prescon/ws/servicos/arrecadacao
, baixa.codigoAcessoIntegracaoBaixa
com o token de acesso e baixa.utilizarXML
com o valor sim.
No módulo Principal é necessário configurar o código da Rubrica e o código externo.
O código da Rubrica pode ser configurado na tela da Conta Analítico da Receita
Já o código externo pode ser configurado na tela de Agentes Arrecadadores
API (externa) de pagamento.
Introdução
No módulo de Processamento de Baixas, foi desenvolvida uma rota de API destinada ao processamento de contas que estejam em dívida ativa.
Procedimentos
A ferramenta utilizada para demonstrar os procedimentos a seguir e acessar a API externa é o Postman. Recomenda-se o uso dessa ferramenta, porém a escolha fica a critério do usuário.
1. Autenticação
Para iniciar a chamada da API desenvolvida, é necessário realizar a autenticação a fim de obter um token que será enviado para essa API. Utilizando a ferramenta escolhida, configure a requisição como POST e insira a URL de autenticação fornecida pela CEBI, que deve se assemelhar a: urlCebi/login/connect/token. É necessário preencher os parâmetros nos campos "Headers" e "Body". Em seguida, clique no botão "Send" para obter o token de autenticação. Para os parâmetros client_id e client_secret, é necessário fornecer o usuário e a senha disponibilizados pela própria CEBI.
2. Chamada da API
Para realizar a chamada da API, o tipo de requisição deve ser POST. A URL da API deve estar no seguinte formato: urlCebi/baixa/Api/MovimentosBaixaLancada/InclusaoMovimento/Externo.
No fornecimento das keys para a API, é necessário preencher os seguintes campos:
- AgenteArrecadadorId: (int).
- DataPagamento: (DateTime).
- DataContabil: (DateTime).
- Valor: (decimal).
- LigacaoId: (int) 'se trata do CDC do débito'.
- Referencia: (DateTime) 'mês e ano do débito'.
- DigitoVerificador: (int) 'DV da conta'.
- ContaEmDividaAtiva: (bool) 'passar como true por padrão'.
- TipoMovimento: (int) 'passar como 0 por padrão'.
Após a execução da chamada, a mensagem "Processamento de baixa realizado com sucesso." será exibida como resposta.
Integração Contábil (Empresa: SMAR)
Introdução
A empresa SMAR forneceu duas APIs: uma destinada ao envio de um arquivo JSON, gerado no processo de Integração Contábil, e outra para consulta do status desse JSON enviado.
Parametrização
1. Administração
No módulo de administração, é necessário realizar a configuração dos seguintes parâmetros:
- baixa.utilizaIntegracaoSmar = Sim
- baixa.codigoUnidadeGestora = 301
- baixa.codigoHistoricoIntegracao = Para o cliente Santa Bárbara, o valor deve ser 2; caso contrário, consultar a SMAR para obter a informação correta.
- baixa.urlApiConsultaIntegracaoSmar = https://cp1-demo.smarapd.com.br/cpserver/integracaotributacao/consultaIntegracaoTerceiros
- baixa.urlIntegracaoBaixa = https://cp1-demo.smarapd.com.br/cpserver/integracaotributacao/integracaoterceiros
- baixa.clientId = integracao
- baixa.clientSecret = lAcKMalctItO
- baixa.userAuth = WebSmarAPD
- baixa.utlRestSharp = https://cp1-demo.smarapd.com.br
- baixa.urlToken = /authserver/OAuth20/Token
Exemplo:
2. Usuário e Permissões
No Mapa de Permissões, é necessário habilitar a opção "Lista de Integrações (APIs Externas)" para que a funcionalidade correspondente no menu lateral (Integração Contábil >> Lista) esteja disponível para o usuário.
Funcionalidade
1. Geração da Prévia
Ao acessar a rotina de "Integração Contábil", o usuário deve informar a "Data da Contabilização Inicial" e a "Data da Contabilização Final". Após isso, ao clicar em "Processar", o sistema gera uma prévia da integração, que pode ser acessada no caminho (Menu Lateral >> Integração Contábil >> Liberar).
2. Envio da Integração
Na rotina de liberação, é possível visualizar todas as prévias criadas das integrações contábeis. Para enviar o arquivo JSON à API da empresa SMAR, basta clicar em "Liberar Integração". O sistema então iniciará a montagem do arquivo para envio.
Exemplo da estrutura do JSON que é enviado: