Ir para o conteúdo principal

Benefício Social - ARES PCJ

Objetivo:

Esse artigo tem como objetivo demonstrar a solução desenvolvida para atendimento da Resolução ARES-PCJ 592/2024.

O desenvolvimento foi feito com base a levantamento e reunião com a própria ARES-PCJ.

A rotina consiste de 3 etapas básicas: A primeira é a importação da planilha disponibilizada (Famílias com Benefício Social), a segunda é vinculaçao de CDCs aos endereços das famílias e a última etapa é a definição dos usuários responsáveis para essas ligações. O benefício somente será concedido para os CDCs selecionados da planilha cujo responsável da ligação tenha CPF igual ao de um membro da família no momento da execução da rotina.

IMPORTANTE: O desenvolvimento não leva em conta situações específicas de clientes relacionadas ao faturamento, impressão nas contas, segundas vias e outros docuemntos e atuações sobre os benefícios anteriores, essas questões devem ser tratadas individualmente com os clientes antes da implementação do recurso.

Funcionamento do Sistema:

No balcão existe um novo menu chamado "Benefício Social", nele é possível fazer o upload das planilhas enviadas pela ARES-PCJ para aplicar o benefício social.

Configuração de parâmetros:

Antes de importar a primeira planilha é necessário configurar os quatro parâmetros obrigatórios do benefício. É possível pesquisar "benefício" para achar todos rapidamente.

  • O parâmetro número 3010199 deve ser obrigatoriamente preenchido como "Sim", caso contrário não é possível fazer upload das planilhas.
  • O parâmetro número 3010200 indica qual o código da categoria que será utilizada no benefício.
  • O parâmetro número 3010201 indica qual o código do tipo de benefício será utilizado na efetivação da planilha, é possível ver o código ou cadastrar um novo pelo SSB Principal
  • O parâmetro número 3010202 indica qual o código do tipo de proprietário que será utilizado ao trocar o responsável da ligação por um dos que estão na planilha

Quando da implantação do sistema indicar o cliente para cadastrar um tipo de benefício facilmente identificável como ARES-PCJ.

A categoria Residencial Social definida na Resolução deve ser criada previamente no sistema para utilização no parâmetro. A categoria deve conter as regras do Art. 3º da resolução, aplicados diretamente sobre os valroes da categoria Residencial existente.

Importação de planilha

Ao clicar em nova importação na lista de planilhas, aparecerá um menu para selecionar o arquivo de importação, é obrigatório o preenchimento do mês e ano de referência, não sendo possível fazer a importação de duas planilhas no mesmo mês.

Quando a importação for feita será possível editar ou excluir a planilha, esses botões ficarão disponíveis até a finalização da planilha.

Existem regrs de importação da planilha. Não podem ser carregadas duas planilhas para a mesma referência. Quando da atribuição de referência o sistema não permitirá a importação de planilha para uma referência de mês igual ao de importação e verificará o status da leitura para impedir benefício concedido parcialmente na referência. Os clientes devem se ajustar e antecipar a carga da planilha - inclusive considerando o tempo das operações de vínculo e atribuição de responsável, para se adequar a essas regras. A ideia é garantir que 100% dos benefícios sejam aplicados à referência solicitada.

Vinculações da Planilha:

Busca de endereços (vínculo CDC):

Na primeira tela é feita a busca de endereços, caso o endereço não for achado automaticamente, é preciso busca-lo usando a ferramenta disponibilizada. Após procurar o endereço e achar o certo, é só clicar no botão azul do menu opções. As familías com o CDC encontrado ficam com a barra na cor verde

Após encontrar o CDC de todas as familias, é só clicar no botão "Mapear CDCs" no final da página, não é obrigatório o mapeamento de todos os CDCs para passar pra próxima etapa, mas aparecerá um aviso se você deseja continuar. Todas as famílias com CDCs não mapeados não irão receber o benefício social

A busca de endereços automática só funcionará em casos onde o endereço informado na planilha for exatamente igual ao endereço cadastrado no sistema. Nos casos diferentes o sistema não atribuirá endereços.

Como a planilha possui cadastros familiares como índice, a vinculação do CDC terá que ser feita a cada carga de planilha (visto que o endereço da família pode mudar entre uma planilha e outra).

Busca de pessoas (atribuição de responsável):

Na segunda tela é feita a busca de pessoas, as famílias que têm o responsável cadastrado na planilha aparecem em verde e tem o benefício concedido.

Caso a família não tenha o responsável cadastrado na família, é possível selecionar um dos integrantes dela para ser o novo responsável e assim concerder o benefício a ela. Para trocar o responsável da ligação é necessário clicar no botão de opções amarelo, após isso o responsável é trocado pela pessoa selecionada e a referência é aberta com base na referência da planilha.

O sistema fará a inclusão do responsável automaticametne com a tipificação indicada no parâmetro de tipo de usuário.

O usuário anterior, caso ativo, terá sua responsabilidade encerrada no mês anterior à indicação da planilha.

Caso a alteração seja feita mais de uma vez na mesma carga de planilha, o sistema reconhecerá e apenas incluirá o último usuário definido na rotina.

Finalizar Importação (Atribuição de Benefícios):

No final da página, há um botão denominado "Finalizar Importação". Ao acioná-lo, o benefício será concedido a todas as famílias cuja barra de status esteja na cor verde. Caso exista alguma família sem o mapeamento do CDC ou do responsável, um modal será exibido antes da importação, informando essa situação e solicitando a confirmação para prosseguir.

A regra de atribuição de benefício valida os CPFs de responsável da ligação com as pessoas da família do CDC vinculado na planilha no momento da aplicaçao.

Além disso, se houver outros CDCs com o benefício social em aberto, mas que não estejam listados na planilha, o sistema encerrará o benefício dessas ligações.

Se houverem CDCs com benefício social e o responsável não for mais uma das pessaos cosntantes da planilha, o sistema encerrará o benefício dessas ligações.

Por fim, os botões de edição e exclusão da planilha ficarão indisponíveis na listagem de planilhas.

O sistema utilizará a estrutura de benefícios já estabelecida no sistema gravando automaticamente as configurações necessárias para aplicação do benefício por troca de categoria indicadas na Resolução, em cada CDC.

Se houver benefício anterior diferente no CDC que receber o benefício da ARES-PCJ, o benefício anterior será cancelado e sobreposto pelo benefício da ARES-PCJ.

Se houverem benefícios anteriores referentes a CDCs não vinculados na planilha, estes serão mantidos da forma que eram. Cabe negociar com o cliente como serão tratadas essas situações.