Cadastramento de Informações do Lixo (Principal)
Objetivo:
O Objetivo desse documento é apresentar a sequencia de cadastramento necessária para aplicação geral dos cálculos e faturas de lixo nos clientes.
A taxa de lixo posssui diferentes configurações conforme o município, visto que a estrutura é única para todas as situações.
Operação do Sistema:
1. Cadastro de Leis:
O primeiro passo é cadastrar a(s) lei(s) determinantes da taxa de lixo. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Parâmetros > Leis.
2. Fórmula de Cálculo:
Deve ser cadastrada a Fórmula de Cálculo para os resíduos cadastrados. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Resíduos > Fórmula de Cálculo.
A fórmula de cálculo necessita da lei para ser aplicada.
Na fórmula de cálculo poderá estar ligada à package de cálculo utilizada para o cliente.
3. Categoria de Resíduos:
Devem ser cadastradas as Categorias de Resíduo que serão utilizadas pelo cálculo. Estas serão posteriormente cadastradas para os CDCs. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Resíduos > Categorias de Resíduo.
4. Faixas de Cobrança:
Devem ser cadastradas as faixas de cobrança utilizadas para cobrança da taxa de lixo. Estas serão utilizadas pelo cálculo, direta ou indiretamente. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Resíduos > Faixas de Cobrança.
A utilização de metragens pode ou não ser usada, conforme a regra de cálculo de cada cliente. Clientes que não utilizam metragem tem apenas uma faixa para cobrança.
5. Frequencias:
Devem ser cadastradas Frequências que serão utilizadas pelo cálculo. Estas serão posteriormente cadastradas para os CDCs. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Resíduos > Frequências.
6. Infectantes:
Devem ser cadastrados os infectantes para utilização do cálculo. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Resíduos > Infectantes.
Alguns clientes não utilizam os infectantes, caso seja, é necessário fazer um registro de infectante com valor zero. A vinculação é obrigatória posteriromente.
7. Setores de coleta:
Devem ser cadastrados os setores de coleta para posterior vinculação aos CDCs que são objetos de cobrança. Isso é feito pelo caminho SSB - Principal > Resíduos > Setor de Coleta.
Alguns clientes não utilizam Setores de coleta, nesse caso basta não registrar. A vinculação não é obrigatória.
Nenhum comentário