Ir para o conteúdo principal

Adicionar filtros da consulta no Relatório

1. Objetivo/Justificativa:

Os relatórios do STM, por padrão, devem possuir no seu cabeçalho as informações de seleção do usuário quando da sua geração. Isso ocorre devido à complexidade dos relatórios, para orientar o usuário, atendimento e partes interessadas acerca dos filtros, seleções, escolhas que levaram à disposição das informações ali apresentadas.

Nos demais sistemas, ainda que não seja obrigatório, constitui uma boa prática a inserção da informação.

Este documento visa orientar os passos a serem dados, utilizando o Analytics e Analytics Designer para obter, no relatório, as informações de filtro selecionadas.

Importante: O procedimento aqui descrito utiliza a definição de Documento e Relatório, onde a expressão "Documento" refere-se a um report (relatório) desenvolvido que tem como objetivo atender uma demanda documental do cliente (sendo, portanto, um serviço disponibilizado de responsabilidade intelectual do cliente) e a expressão "Relatório" refere-se à disponibilização de informações da base de dados (e consequente interpretação do sistema) que é de resposnabilidade intelectual do Sistema em utilização.

2. Procedimento:

1. Como adicionar o filtro utilizado na visualização do relatório

  1. Quando adicionar a query de filtro no relatório, é necessário inserir a mesma expressão na parte de select (seleção) da consulta.

No exemplo:

Adicione no select os filtros solicitados (com alias):

  1. É necessário adicionar os campos criados no select, para uso posterior no relatório impresso, conforme exemplo:

Nota: Essa inserção vai afetar a apresentação dos dados na consulta, criando colunas com as informações de filtro replicadas.

  1. No Analytics Designer é necessário inserir, na base de dados, os campos relacionados à pesquisa, conforme exemplo:

  1. Já na confecção do report/relatório, basta incluir as querys criadas, conforme exemplo:

A dimensão utilizada para a exibição dos filtros deve ser a menor possível, respeitando a legibilidade do relatório (deve ser possível LER os filtros selecionados no caso de uma eventual impressão).

As informações devem ser dispostas no cabeçalho ou no rodapé, conforme design dos relatórios do sistema e respeitando as suas regras.

STM: No STM as informações precisam ser colocadas, obrigatoriamente, no cabeçalho (como forma de respeitar o design dos relatórios do sistema).